Sistema de Gestão Ambiental

Os passos do SGA estão no cuore da Norma Técnica ISO 14.001, que conduz à Certificação Ambiental.

Contudo, pode-se desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental buscando as melhorias ambientais de uma empresa, de um empreendimento ou de uma obra, independentemente de efetivamente se buscar a Certificação Ambiental.

Assim, as medidas partem de um diagnóstico ambiental, passam por um planejamento das melhores medidas de tratamento das inadequações observadas, seguem por providencias de controle da sua execução e então para medidas de verificações e proposições de melhores soluções, a serem aplicadas em um novo ciclo de gestão.

Algumas metodologias permitem aproximações sucessivas à elaboração de um SGA:

Planejamento Ambiental: realizado após um levantamento da condições encontradas, buscando-se identificar a existência e origem de situações ambientalmente insustentáveis. Com base nestas, há quer se definir uma política ambiental a ser adotada pela empresa, de acordo com o que deseja sua Direção, e então, propugnar-se por medidas de resolução e prevenção dos impactos efetivos e potenciais.

Programa de Controle Ambiental: destinado a acompanhar a desenvoltura das medidas ambientais estabelecidas pela empresa ou para determinado projeto, visando a assegurar aos clientes e/ou associados, a efetividade dos resultados e a sustentabilidade ambiental do empreendimento;

Levantamento da legislação ambiental e sua aplicação específica ao empreendimento, com vistas a garantir-se contra o cometimento de infrações ambientais de qualquer ordem, sobre todos os fatores produtivos do empreendimento.

Supervisão Ambiental sistematizando o acompanhamento das ações ambientais ao longo da evolução de determinada obra ou projeto, com uso de recursos e técnicas próprias para a certificação da qualidade dos serviços executados.

Solicite uma Proposta

40 anos de experiência em consultoria com projetos ambientais em todo Brasil