Auditoria Ambiental
A Auditoria Ambiental é uma técnica própria aplicada à obtenção da Certificação Ambiental, estabelecida na ISO 14.001. Para tanto deve-se observar as diretrizes rígidas que condicionam sua concessão e ciclo de desenvolvimento nas empresas, incorporando tanto questões estratégicas com a cadeia de valores, o ciclo de vida dos produtos e a gestão ambiental estratégica.
Não obstante, é também um procedimento muito útil em projetos e empresas que, antes ou mesmo sem partir para a Certificação Ambiental, desejam controlar suas atividades sob uma supervisão normatizada. Esta supervisão foca em ganhos econômicos, obtidos a partir de otimização do uso dos recursos, valorização do capital humano e bem atendendo demandas específicas do mercado.
Seja com vistas à Certificação Ambiental, ou para atender princípios internos de sustentabilidade social, ambiental e econômica, o programa de Auditoria Ambiental é embasado em quatro passos sucessivos, conhecidos pela sigla PDCA (planejamento, execução, controle e verificação), aplicada em ciclos periódicos de melhorias ambientais.
Os resultados destas medidas serão percebidas em múltiplos aspectos, tais
como:
- Demonstrar aos clientes o compromisso ambiental comprovado;
- Atender os critérios de qualidade requeridos pelos clientes;
- Conservar e economizar energia, recursos naturais e de materiais;
- Obter seguros a custos mais razoáveis;
- Reduzir incidentes que resultem em responsabilidade civil, prevenindo infrações, multas e onerosos custos de reparação socioambiental;
- Prevenir e solucionar situações de passivos ambientais
- Facilitar a obtenção de licenças e autorizações;
- Construir boas relações da empresa com o governo, em especial, com as agências ambientais e de promoção social.
- Manter e melhorar sua imagem junto ao mercado;
- Promover o desenvolvimento e compartilhamento de soluções ambientais.